O SERVIDOR PÚBLICO COMO AGENTE DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Desenvolvimento social conceitua-se no fenômeno do aumento
da qualidade de vida da população de um país. É a diminuição da pobreza e
desigualdades sociais com a melhoria da saúde, educação e emprego e outras
políticas públicas. Para que isso aconteça é necessário a melhoria dos serviços
públicos. É investir o capital em benefício da população. É beneficiar toda a
população sem preconceitos de raça, cor, origem, sexo e outras formas de
discriminação.
O papel principal de um servidor público é atender ao
interesse público e consequentemente ser um agente de desenvolvimento social. A
função principal do Estado (Administração pública) é atender as necessidades da
sua população e atuar principalmente em áreas que o setor privado não quer
atuar pela razão de não dar lucro.
O servidor público é peça importante para atender esta
necessidade da população, pois é ele que presta o serviço diretamente ou
indiretamente para a população e se ele cumprir com qualidade sua função,
ajudará o desenvolvimento social do país.
SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA NO SERVIÇO PÚBLICO
De acordo com a Escola Nacional de Administração Pública, a
despeito do grande volume de contratações no serviço público nos últimos 15
anos, o aumento da população e da demanda por prestação de serviços de
qualidade culminou em um cenário de insuficiência de pessoas que trabalham e
intensificação das atividades.
Importe ressaltar sobre a gestão flexível da produção e do
trabalho, pois o acúmulo constante de novas tarefas, flexibilidade funcional,
rodízio de atividades, polivalência e multiqualificação. Resultando na
marginalização do sentido do trabalho, carência de tempo para qualificação e
identificação.
Também são essenciais para a saúde e qualidade de vida no
serviço público a inserção de novas tecnologias e formas de produção, além do
cumprimento de melhorias de serviços baseadas no sacrifício do trabalhador que
precisa realizar o trabalho, muitas vezes sem a estrutura adequada para tal,
pois a eficácia do serviço está alinhada com o bom estado de saúde, a
competência profissional e o perfil adequado do servidor.
Importante deparar com esta notícia:
QUESTÃO COMENTADA
(CESPE/Cebraspe – 2008 – INSS – Técnico do Seguro Social)
A qualidade do serviço de atendimento ao público, no contexto
da realidade brasileira, tanto no âmbito estatal quanto no da iniciativa
privada, apresenta-se como um desafio institucional que parece exigir
transformações urgentes. Essa necessidade tem múltiplas facetas e a visibilidade
de uma delas se expressa nas queixas freqüentes de usuários-consumidores. Basta
visitar os espaços dedicados aos leitores dos jornais para encontrar uma fonte
empírica abundante de reclamações concernentes aos serviços de atendimento em
instituições públicas e privadas.
(Mário César Ferreira. Serviço de atendimento ao público: o
que é? Como analisá-lo? Esboço de uma abordagem teórico-metodológica em
ergonomia. Internet: <www.unb.br>)
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item a seguir:
O bom estado de saúde, a competência profissional e o perfil adequado do atendente tornam o serviço de atendimento mais eficiente e, desse modo, contribuem para aumentar a satisfação dos usuários dos produtos ou serviços da instituição.
( ) Certo (
) Errado
COMENTÁRIO: Da mesma forma que o ambiente precisa ser
favorável, é importante observar o estado de saúde do servidor, assim como sua habilidade
profissional e se tem ou não o perfil para realizar determinada atividade.
Portanto, estes três fatores estando alinhados, sim, contribuirão para a satisfação
dos usuários e na eficiência no serviço público. GABARITO: Item CERTO.
0 comentários:
Postar um comentário