CARACTERÍSTICAS:
- Impessoalidade
- Padrão Culto de Linguagem
- Clareza
- Concisão
- Formalidade
- Uniformidade
- Emissor (Único comunicador – O Serviço Público)
- Receptor (O próprio serviço público → expedientes; ou o público em geral)
CABEÇALHO PADRÃO:
Os documentos oficiais da União seguirão os seguintes
elementos, observando-se que o padrão seguirá também para os Estados, DF e
Municípios:
- Brasão da República;
- Órgão / Ministério;
- Nome da Entidade;
- Divisão / Reitoria / Campus / Etc.
- Setor Emissor → Endereço e Telefone.
USO DOS PRONOMES DE TRATAMENTO:
Vossa Excelência (V. Exa.) → Para autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
Vossa Senhoria (V. Sa.) → Para demais autoridades e
particulares.
VOCATIVO CORRESPONDENTE:
Exmo. Sr. → Para chefes de Poder (seguido do cargo);
Sr. → Demais autoridades (seguido do cargo).
OBS: O vocativo “digníssimo” foi abolido. O vocativo “ilustríssimo (ilmo.)” é dispensável, basta “senhor”.
FECHOS PARA COMUNICAÇÕES:
Respeitosamente → Para autoridades de hierarquia superior.
Atenciosamente → Para autoridades de mesma hierarquia ou
inferior.
OBS: Não fazer uso de “cordialmente” e “graciosamente”. É
errado abreviar os fechos comunicativos (Ex: Att...).
DOCUMENTOS PADRÃO OFÍCIO:
AVISO: Contém o nº do expediente, seguido da sigla do órgão
que o expede. É expedido EXCLUSIVAMENTE por Ministros de Estado para
autoridades de mesma hierarquia na administração pública.
OFÍCIO: Contém o nº do expediente, seguido da sigla do órgão
que o expede. É expedido para e pelas DEMAIS autoridades entre si em assuntos
oficiais, mas também com particulares.
MEMORANDO: Contém o nº do expediente, seguido da sigla do
órgão que o expede. Trata-se de uma comunicação eminentemente INTERNA entre
unidades administrativas de um MESMO ÓRGÃO de mesmo ou diferentes níveis
hierárquicos. Visa AGILIDADE.
DEMAIS DOCUMENTOS:
EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS: Expediente dirigido ao Presidente da República ou Vice-Presidente. Ato geralmente feito por Ministro de Estado. No padrão dos demais entes, por Secretários ao Governador ou ao Prefeito.
OFÍCIO CIRCULAR: Mesmo padrão do ofício, porém, trata-se de
mesmo assunto para vários destinatários, de natureza multidirecional.
PORTARIA: Empregada para formalizar nomeações, demissões,
reintegrações de funcionários. Sua forma contém numeração, título,
fundamentação (seguida da palavra “resolve”), texto e assinatura. Instrui a
aplicação de leis e serviços como “instrução normativa”.
RESOLUÇÃO: Ato emanado de autarquias ou de grupos
representativos, como conselhos de classe. Determina, delibera, ordena ou baixa
uma medida.
REQUERIMENTO:
Documento em que o signatário solicita sempre à autoridade pública algo
que JULGA TER DIREITO. A forma contém: vocativo (não se coloca o nome da
autoridade); preâmbulo (nome e dados do requerente); texto e fecho (nestes
termos, pede deferimento); data, local e assinatura.
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